O cálculo urinário, popularmente conhecido como pedra nos rins, é uma condição bastante comum e pode causar dores intensas e recorrentes. O problema acontece quando pequenas partículas presentes na urina se cristalizam e formam pedras, que podem se mover pelos rins, ureteres e bexiga.
Embora algumas pessoas nunca tenham sintomas, quando a pedra se desloca, essa movimentação pode gerar crises agudas que exigem tratamento especializado. Entenda como as pedras se formam, as principais causas e as opções de tratamento.
A litíase urinária, também conhecida como cálculo urinário ou pedra nos rins, é uma condição em que pequenas partículas presentes na urina se acumulam e formam cristais sólidos em diferentes partes do trato urinário, como rins, ureteres, bexiga ou uretra.
															As pedras nos rins surgem, geralmente, por alterações na concentração de sais e minerais na urina, levando à formação dos cristais. Vários fatores podem contribuir para a formação das pedras nos rins. Os mais frequentes incluem:
Manter-se bem hidratado é uma das melhores formas de prevenção.